Verão: como preparar a sua pele?
Como preparar a pele para o verão e quais cuidados ter com ela na estação mais quente do ano?
Saiba como cuidar da sua pele e evitar as agressões do verão
O verão é a estação mais quente do ano, na qual a incidência dos raios solares é maior e as pessoas se expõem mais também, seja na praia ou na piscina.
Portanto, é importante preparar a pele para as agressões que ela receberá e também redobrar os cuidados.
Sem dúvida o primeiro deles é o uso do filtro solar, que deve ser diário em qualquer época do ano, o que é indispensável no verão.
Aliás, você sabe como aplicar o filtro solar?
Como aplicar o filtro solar?
Na verdade, muita gente economiza na quantidade do protetor solar. O ideal é que você consiga ver a camada de protetor após sua aplicação, antes que seja totalmente absorvido.
Lembre-se de espalhar de forma uniforme, inclusive atrás dos joelhos, no pescoço, nas orelhas e no peito do pé. Os carecas também devem aplicar no couro cabeludo, na área calva, principalmente se não usarem boné ou chapéu.
Esses são lugares em que muitos esquecem de aplicar o filtro e podem acabar com queimaduras e manchas na pele.
Em relação à quantidade para cada área, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o seguinte:
- uma colher de chá no rosto, no pescoço e na cabeça;
- uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
- uma colher de chá para cada braço;
- uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
Também é importantíssimo lembrar da reaplicação, que deve ser feita de 3 em 3 horas. Porém, em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou após sair da água, esse intervalo deve ser reduzido para 2h em 2h.
Ainda de acordo com a SBD, o Fator de Proteção Solar (FPS) mais indicado é de no mínimo 30, mas essa orientação deve ser feita individualmente pelo dermatologista, uma vez que pessoas de pele mais clara e sensível deverão usar FPS mais alto, considerando também outras questões de saúde do paciente.
O filtro solar facial deve ser diferente daquele usado no corpo, pois a pele do rosto, geralmente, é mais oleosa.
Também podemos contar com filtros que têm barreira física, aqueles que possuem cor, os quais aumentam a proteção.
Tratamentos no verão
Em termos dos tratamentos que fazemos em consultório, é momento de optar por aqueles que continuam rejuvenescendo a pele, mas que não têm downtime e não contraindicam a exposição solar.
Também é importante reforçar o uso dos antioxidantes orais, para aumentar a resistência da pele contra a radiação ultravioleta.
É importante cuidar para que todos os tratamentos feitos ao longo do ano não sejam desperdiçados pelo excesso de exposição solar, especialmente o clareamento de manchas, cuidados com melasma e com o envelhecimento da pele.
Então, sempre que você tiver dúvidas sobre quais tratamentos fazer ou mesmo em relação ao uso de filtro solar, agende uma consulta.